DORE
Refrigerantes

Conheça nossa história

Em 1898, na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, ainda na fase do Império, fixava-se um imigrante inglês chamado Sidney Clement Dore, engenheiro mecânico e químico industrial, que veio ao Brasil a serviço da Great Western of Brazil Railway para construir a rodovia transnordestina, a época da sua chegada coincidiu com a tradicional festa de Nossa Senhora das Neves, padroeira da capital da Paraíba, onde era costume ser celebrada à lamparinas de querosene, Sidney por ser engenheiro, inovou a festa com a montagem de um gerador elétrico, até então desconhecido por todos, transformando a iluminação do evento de querosene para elétrica, provendo luz e inovação para época.

Poucos anos depois, mais precisamente em 13 de junho de 1911, Sidney fundava na Rua da Areia, núm.193 - que posteriormente mudou para o núm. 197 - uma pequena indústria de Águas Gasosas, cujo nome era FÁBRICA ANGLO BRASILEIRA DE ÁGUAS GASOSAS, tendo devido o dia de sua fundação, Santo Antônio como padroeiro.



Um homem ingênuo do futuro promissor de nossa gente. Confiante nas modificações naturais e positivas dos costumes coletivos, antecipação consequente de quem testemunhou e viveu na infância e juventude o hábito de povos, então, desenvolvidos.

O somatório dessas ideias e experiências estabeleceu sensibilidade e coragem suficientes para enfrentar as asperezas do nordeste há mais de 100 anos, tornando-se engenheiro pioneiro de uma atividade industrial, que hoje faz parte do heterogêneo econômico do mundo moderno.

A pequena fábrica atendia a capital e algumas cidades do interior do estado, com um produto que não tinha a popularidade do refrigerante atual, mas já ocupava espaço no consumo popular: as bebidas gasosas com sabores artificiais de fruta.

demo


demo

De sua terra natal, o inglês importava os vasilhames com tampas de louça fixadas sob pressão de molas de arame, e também os aromas através da Indústria Três Corações. A relíquia da indústria de refrigerantes mostra o quanto era rústico o processo de engarrafamento da época.

A segunda fábrica de Águas Gasosas foi instalada em Natal, no ano de 1917. Depois de um período de desativação desta unidade, em 1952, os três filhos do mecânico inglês: Walter Byron Dore, James Wallace Dore e William Albert Dore tomaram a frente do negócio. A indústria de Natal passou a funcionar como uma filial da empresa.



Através disso, vieram as mudanças que fizeram das duas fábricas a atual empresa SIDORE INDÚSTRIA DE REFRIGERANTES LTDA., as instalações foram sendo ampliadas e modernizadas, incluindo os novos produtos lançados pela fábrica com aproveitamento de matérias-primas regionais: os sabores, Guaraná, Laranja, Uva e Soda Limonada e, posteriormente, Grapette, “quem bebe Grapette, repete”.

Nove anos depois, em 1961, Natal e o interior dos estados vizinhos passaram a pedir mais refrigerantes da marca Dore, impossível de serem atendidos pelas instalações da Rua Agostinho Leitão. Com novas máquinas, em novo prédio na Rua Sílvio Pélico, a empresa alicerçou as imprescindíveis condições técnicas e comerciais, visando ao atendimento de um consumo triplicado.



demo


No ano de 1995, em um terreno de 50 000 m², nas margens da BR-304 em Parnamirim/RN, iniciou-se a construção de uma nova fábrica, sendo inaugurada em 1999, proporcionando à empresa uma estrutura física e tecnológica que a transformou em uma moderna indústria de bebidas, com suas instalações produziram produtos que atendessem às expectativas do consumidor nordestino, feito com muito zelo, carinho e tecnologia.

Após mais de 100 anos, o Guaraná Dore ainda é o carro chefe, no entanto, a empresa diversificou sua linha de produtos e transformou-se na licenciada da marca Mormaii, para fazer o MORMAII ENERGETIC, e da marca americana sediada em Chicago de SUCO TAMPICO, o saboroso INFINITY ENERGY DRINK e a KITUBAÏNA, um delicioso guaraná com sabor Tutti Frutti, recém lançado.

Atualmente 300 colaboradores, muitos dos quais trabalham há anos conosco, fazem parte dessa empresa e dessa história.

A Indústria de Bebidas Dore , está preparada para atender o nordeste com centros de distribuição próprios e distribuidores parceiros nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Alagoas. Esses distribuidores elevam nossa força de venda para mais de 150 guerreiros que, diariamente, visitam nossos mais de 15 000 pontos de vendas, onde o consumidor pode encontrar os produtos fabricados por nossa empresa. Dore, há mais de 100 anos trazendo sabor e alegria ao povo nordestino.